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O ENSINO DO NAZISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um diálogo entre História e Literatura através do paradidático O Holocausto Judaico.
Ensino de História; História e Literatura, Holocausto, Paradidático.
O ensino do Holocausto judeu na Educação Básica constituiu-se no objeto central de investigação desse estudo. Partindo do pressuposto de que o tema ainda está presente no cotidiano escolar de forma desproporcional à sua importância histórica, está aqui sendo realizada a construção de um paradidático, voltado aos discentes e docentes, que se pretende como uma poderosa ferramenta pedagógica capaz de reconfigurar a forma como o tema tem sido abordado nas escolas. Como eixo condutor do paradidático, encontram-se as narrativas literárias produzidas por personagens históricos que viveram as perseguições nazistas e o cotidiano dos campos de concentração. Dentre as inúmeras obras, foram selecionadas O Diário de Anne Frank, É isto um homem? A Lista de Schindler: a verdadeira história. Assim, pretende-se aproximar a História e a Literatura, à luz das discussões das relações entre História e Memória. Também se encontra presente no paradidático, em uma linguagem adaptada aos discentes, as principais discussões produzidas sobre o Holocausto na academia, como forma de diluir o fosso que ainda separa o saber escolar e o saber acadêmico. No paradidático, assim, constam a cronologia da ascensão nazista até o Holocausto, trechos de especialistas no tema, documentos de época, fotos, mapas, charges, trechos das narrativas literárias e, por fim, em forma de encarte, propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula, marcadas pela interdisciplinaridade.