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A PRESENÇA DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL: construindo um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica entre práticas e discursos religiosos no espaço escolar.
Ensino de História, Ensino Religioso, Laicização, Religioso, Formação Docente.
Neste trabalho propomos a reflexão acerca da relação entre discursos e práticas religiosas e educação pública no Brasil dentro de uma temporalidade que restringe-se à segunda metade do século XIX à 1997. Para tanto, seguimos pelo caminho teórico e metodológico na problematização dos conceitos considerados fundamentais para compreendermos este imbricamento ao olharmos para um campo educacional contornado por operacionalizações político-religiosas. Partindo dessas ações engendradas no cenário nacional político do país em meio a disputas ao que tange projetos de Estados e modelos de laicidades durante a chamada modernidade, caracterizamos o processo de laicização do ensino em momentos anteriores a instauração da república no país, perpassando pelas construções constitucionais de 1891 até a construção dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso em 1997. Seguindo a perspectiva, continuamos a construir reflexões a partir da escolarização do ensino religioso e do ensino de história como caminhos de perspectivas a pensarmos teórico e metodologicamente soluções para os silenciamentos e lacunas ao que tange a permanente presença do religioso e do ensino religioso no campo educacional e político do Brasil. Para tanto apresentamos um modelo de material de proposta pedagógica para formação docente reconhecendo a importância de professores e professoras terem acesso a esses conhecimentos de forma que consigam contornar os tons conflituosos religiosos experenciados também no campo escolar através de novos estudos.