Telefone/Ramal: | Não informado |
HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E IMPRENSA: revisitando João Goulart através dos jornais maranhenses no cotidiano escolar.
Ensino de História, João Goulart, Imprensa.
A seguinte pesquisa nasce de uma inquietação representada pelo fato de que o conteúdo relativo ao governo João Goulart existente nos livros didáticos é reproduzido de maneira bastante reduzida. Aliado a isso, têm-se ainda o reducionismo do processo de ensino-aprendizagem nas escolas, restrito apenas ao livro didático. Diante desse panorama, foi possível identificar um grande distanciamento entre a atualidade das discussões desenvolvidas sobre a História Contemporânea do Brasil dentro das universidades e aquilo transmitido nas salas de aula do Ensino Básico. Portanto, tal trabalho converge no sentido de unir essas duas lacunas ainda abertas, com o propósito de promover uma reconfiguração da prática pedagógica a partir da elaboração de uma proposta que alie Ensino de História e utilização dos jornais como instrumento de auxilio para professores e alunos em sala de aula.