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A BALAIADA NA SALA DE AULA: ensino de História do Maranhão Imperial e a produção do paradidático “A Guerra da Balaiada”
Ensino de História, História do Maranhão, Livros Didáticos, Paradidático, Balaiada.
Este trabalho sobre o ensino de história do Maranhão tem como objetivo a análise de sua produção didática, com ênfase no processo de construção da ordem imperial e, como conseguinte, a produção de um material paradidático sobre a Balaiada (1838-1841) destinado aos estudos de História Regional do Maranhão. A problemática deste estudo consiste em trazer a memória histórica e as identidades políticas, com destaque para consciência política das camadas populares envolvidas nesse movimento, estabelecendo uma crítica à abordagem tradicional presentes nos materiais didáticos, os quais desconsideram os protagonismos das camadas populares nesse contexto de construção da ordem imperial. Dessa forma, foi desenvolvida uma discussão teórica com os conceitos sobre o ensino de História, seguida de um panorama da história local/regional, da análise da historiografia sobre a Balaiada e da produção didática utilizada em sala de aula sobre o processo de construção da ordem imperial no Maranhão Oitocentista. Por fim, elaboramos um material paradidático sobre a Balaiada que discute a história política do Maranhão imperial no contexto do processo de Independência (1823-1841), com base na relação entre as elites liberais e as camadas populares. O propósito é destacar o protagonismo das camadas populares nos movimentos políticos e sociais que marcaram o processo de construção da nova ordem imperial, cujo exemplo principal foi a revolta da Balaiada, que envolveu diferentes segmentos sociais, e contou desde o início com lideranças populares