Telefone/Ramal: | Não informado |
O ENSINO DO HOLOCAUSTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um diálogo entre a Memória e História.
Ensino de História; Holocausto; Biografia; Nazismo.
O presente trabalho utiliza-se como tema principal o ensino do Nazismo com foco nos tempos sombrios do Holocausto, manuseando como material complementar ao livro didático o uso de biografias. Esta pesquisa, se propõe a buscar uma nova forma de ensino para o tema do Holocausto na educação básica. Assim, se propõe a construir ferramentas pedagógicas capazes de viabilizar a inserção de obras literárias no ensino de Historia, envolvendo temas que permeiam os fatos ocorridos na Alemanha durante o período nazista. Está sendo proposto, então, a utilização de obras que contenham testemunhos de vitimas deste período, numa tentativa de trazer para o aluno uma ferramenta pedagógica que o aproximaria emocionalmente do fato histórico. Esta produção foi elaborada para conter duas partes que se complementam: A primeira gira em torno da elaboração de uma texto, composto por 3 capítulos, como forma de auxiliar o produto final que será o objeto que irá compor a segunda parte, sendo este, um manual didático para o corpo docente, sobre como se utilizar obras biográficas no ensino de história na educação básica brasileira, voltada para o tema do Holocausto com indicações de obras complementares além das que serão abordadas na construção deste material.