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EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: uma análise do discurso político-pedagógico na Paidéia clássica ateniense (Século V – IV A.C.).
Ensino de História; Educação; Paideia; Cidadania;
Esta pesquisa tem por objetivo refletir as contribuições da Educação na constituição de uma cidadania, tendo em vista que a legislação brasileira aponta a ‘formação cidadã’ como uma das premissas da educação contemporânea. Para tal iremos buscar subsídios no ideal grego de Educação, o primeiro a relacionar a formação de cidadãos e o ideal de uma identidade ateniense segundo os princípios da Paidéia. A pesquisa prioriza o contexto da Atenas Clássica do V e IV séculos a.C., avaliando o contexto cultural da sociedade grega e a influência da Paidéia no período clássico. Logo, a análise desenvolvida nessa pesquisa visa questionar o atual rumo da educação brasileira, mais vinculada ao mundo do trabalho e a concepção de homem produtivo (necessidade de acelerar a formação de mão-de-obra), e reforçar a importância dos ideais da Paidéia grega sobre o verdadeiro sentido e finalidade da formação humana – a periagogé (conversão da alma).