Telefone/Ramal: | Não informado |
A RENOVACÃO HISTORIOGRÁFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO LICEU MARANHENSE.
Ensino. História. Historiografia. Práticas Pedagógicas. Liceu Maranhense.
Propomos uma análise reflexiva sobre a relação entre historiografia e as novas linguagens para a pesquisa no ensino de História, explorando de que forma a renovação historiográfica se apropria das fontes históricas e como pode se dar essa articulação com o ensino de História. Trabalhamos autores com Chartier (2002), De Certeau (1982), Valente (2000), Reinhart Koselleck (2006), Bann (2004), Schmidt; Cainelli (2004), Circe Bittencourt (2009), Leandro Karnal (2003) sobre o ensino de História, e a legislação escolar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9.394/1996 e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999) e os PCN+ (2002).Como produto descrevemos a construção do blog “Experiências de ensino de História no Liceu Maranhense”, descrevendo o passo a passo de como criar um blog na WEB, que será disponibilizada para subsidiar as experiências docentes no Liceu Maranhense a partir dos trabalhos desenvolvidos com o uso das novas linguagens pelos professores de História do ensino médio.