Telefone/Ramal: | Não informado |
ENCANTARIA EM SALA DE AULA: religiões Afro-brasileiras e cotidiano escolar no Maranhão.
Ensino de História: Cotidiano Escolar: Consciência Histórica; Religiões afro maranhenses. Fotografia.
Há mais de uma década o ensino da História e da cultura afro-brasileira, respaldado pela Lei n° 10.639/2003, ocupa um espaço a ser respeitado no currículo escolar. Com isso, houve a necessidade de revisar os conteúdos e posicionamentos acerca da história do negro e sua cultura em sala de aula, percebendo-o como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana que são um dos pilares fundamentais para a formação do Brasil. Assim, com o intuito de elaborar estratégias para questionar movimentos de inscrição negativa das alteridades/identidades afro-religiosas, pretende-se analisar o processo através do qual, no Ensino Fundamental maior, se consolidam certas formas de representar o universo material, simbólico e humano das manifestações religiosas de matriz africana, consubstanciando-se determinados tipos de consciência histórica na qual esses repertórios ou estão ausentes ou são estereotipados a fim de perceber como os alunos e a sociedade constroem consciência histórica sobre as religiões afro maranhenses a partir de análise do cotidiano escolar. Ao final será feito um catalogo fotográfico sobre as religiões afro brasileiras do maranhão.