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Memória, cultura e a constituição de identidade: o ensino de História Local nos processos de (re) nomeação de ruas da cidade de Brejo-MA
Título do Produto Educacional (português): Ruas de Memória: História, identidade e desigualdades a partir dos nomes das ruas de Brejo-MA
Ensino. História Local. Memória. Identidade. Rua.
O estudo de uma determinada localidade, segundo Bittencourt (2008), tem sido indicada como necessária para o ensino tendo em vista a possibilidade de ofertar ao aluno a compreensão do seu entorno, com vistas a perceber o passado sempre presente nos contextos sociais no qual ele está inserido. Trata-se de uma abordagem que pode levá-los a compreender as relações existentes entre os processos históricos, os sujeitos, os grupos humanos em diferentes tempos e espaços. Desse modo, o presente trabalho versa sobre o estudo da História Local e da Memória e a constituição da identidade nos processos de nomeação de ruas e logradouros públicos. O recorte espacial da pesquisa se concentra na cidade de Brejo-MA, especialmente quanto as nominações que são atribuídos aos seus logradouros públicos, as ruas, de modo a compreender as relações que existem nessas práticas de nomeação. O problema da pesquisa consiste em buscar responder quais os fatores que influenciam e determinam os nomes de ruas e logradouros públicos e como tais atos colaboram na memória-histórica e identitária da localidade. O objetivo geral deste trabalho se volta à analisar os processos de (re) nomeações de ruas e a constituição da história local, memória e identidade relacionadas principalmente a questão étnico-racial e de gênero, na constituição dos nomes dos logradouros públicos. Para tanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento de pesquisa bibliográfica que refletem as questões relacionadas aos principais conceitos deste trabalho, a saber, o Ensino de História, História Local, Memória e identidade, bem como a utilização de pesquisa documental, tais como: Arquivos do Poder Legislativo, nos quais Atas e Registros guardam a legislação original e debates em torno das aprovações ou não de leis, como por exemplo, projetos de leis referente a nomeação de ruas. Assim também, este estudo se volta à pesquisa de campo, com intuito de levantar dados a partir do levantamento de projetos educacionais e na realização de entrevistas com moradores das ruas analisadas, gestores e docentes nas escolas pesquisadas. A priori, pode-se dizer que o processo que envolve a escolha dos nomes das ruas vai além de uma simples determinação por parte de autoridades políticas municipais, sendo muitas vezes, práticas de desigualdades quando se pensa a questão de gênero, por exemplo; tais escolhas, muitas vezes, revelam a memória histórica e política de uma cidade, o que pode gerar disputas de memória, visto que muitas vezes as decisões por trás das designações de nomes não refletem os desejos e as necessidades da comunidade bem como sua cultura e identidade, o que pode resultar na exclusão de certos grupos sociais. Portanto, a relevância deste trabalho está atrelada na importância do ensino de História Local, de modo específico, da História de Brejo por meio dos nomes de suas ruas, na formação do discentes da cidade, especialmente em relação a formação histórica e identitária desses estudantes.