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O Ensino De História Sobre As Organizações Contrárias À Ditadura Civil-Militar Brasileira A Luz Das Obras De Militantes E Militares (1968-1975)
Título do Trabalho (Inglês): Teaching History About Organizations Against Brazilian Civil- Military Dictatorship in the Light of the Works of Militants and Military Personnel (1968-1975)
Ditadura Civil-Militar, Organizações Contrárias à Ditadura, Ensino de História, Livro Didático.
O presente trabalho discute o ensino de história sobre as organizações contrárias à ditadura civil-militar brasileira sob perspectiva do que foi escrito e discutido dentro da historiografia sobre o tema e da ótica dos militares sobre essas organizações, o discurso dos militares sobre essas organizações assim como temas relacionados ao período da ditadura civil-militar (1964- 1985) foi tratado em sua maioria através do viés negacionista, isto é, não consideram as versões da historiografia sobre o período, portanto, partiu-se primeiramente da discussões referentes ao revisionismo e ao negacionismo sobre o regime. O livro didático é peça fundamental ao se tratar de ensino de história em sala de aula, diante disso, analisou os livros didáticos Ciências Humanas: Política, Conflitos e Cidadania e A Conquista da História com o objetivo de fazer o levantamento de como esses didáticos tratam o período da ditadura e as organizações que resistiram ao Terrorismo de Estado, a partir da análise foi possível estabelecer os principais conteúdos omitidos e confirmar que essas organizações tem pouco espaço ou quase nenhum nesses didáticos. Para fins de recorte documental, usou-se como parâmetro a distribuição desses livros didáticos no Maranhão, portanto, esses livros foram e serão utilizados em grande parte das escolas no Estado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Por fim, debateu-se a historiografia das principais organizações contrárias à ditadura que atuaram entre 1968-1972 que teve como principais fontes os livros A VPR – Uma Vanguarda Popular Revolucionária (2021) e o Orvil (2012), a primeira colaborou para a perspectiva interpessoal dos militantes e seus debates teóricos e práticos e a segunda proporcionou o contato com o tratamento interno que os militares davam às essas organizações.