Notícias

Banca de DEFESA: GEORGIANE CHAVES REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGIANE CHAVES REIS
DATA: 15/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: abordagens e metodologias


 

Título do Produto Educacional: (Português): Guia de Orientações Metodológicas para Professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental de História. Formação Continuada. Metodologias. Guia de Orientações Metodológicas. Arari, Maranhão.


PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre formação continuada com enfoque nas abordagens e metodologias dos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de Arari, Maranhão, no período de 2018-2023. O objetivo geral da pesquisa é oferecer aos professores do Ensino Fundamental Anos Finais, um Guia com orientações metodológicas de algumas vivências metodológicas em sala de aula de História, acrescidas de reflexões e propostas para explorar os assuntos trabalhados, criando, assim, possibilidades de replicabilidades de aulas interativas e significantes para os alunos. Este objetivo foi criado a partir do seguinte problema de investigação vivenciado na realidade escolar: como estimular o aluno a analisar os fatos históricos de maneira crítica, tornando-o/a capaz de iniciar o seu processo de compreensão, criticidade e mudança da realidade social em que vive? Como percurso metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa na qual utilizamos algumas técnicas tais como: entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários semiestruturados e observações de aulas, possibilitando aos participantes da pesquisa expressarem suas percepções sobre o ensino. Para tanto, foram identificadas e mapeadas experiências vivenciadas pelos professores da rede municipal de Arari, criadas a partir das formações continuadas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e trabalhadas em sala de aula, pelos professores. Com base nessas experiências foi elaborado um Produto Educacional intitulado: “Guia de Orientações Metodológicas para Professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais”, com a pretensão de sistematizar e ampliar as práticas docentes e difundi-las na rede municipal de modo a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em
sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6935 - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA
Interno - 805549 - ELOY BARBOSA DE ABREU
Externo ao Programa - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Notícia cadastrada em: 09/07/2024 10:28
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1