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O Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: abordagens e metodologias
Título do Produto Educacional: (Português): Guia de Orientações Metodológicas para Professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino Fundamental de História. Formação Continuada. Metodologias. Guia de Orientações Metodológicas. Arari, Maranhão.
Esta pesquisa versa sobre formação continuada com enfoque nas abordagens e metodologias dos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de Arari, Maranhão, no período de 2018-2023. O objetivo geral da pesquisa é oferecer aos professores do Ensino Fundamental Anos Finais, um Guia com orientações metodológicas de algumas vivências metodológicas em sala de aula de História, acrescidas de reflexões e propostas para explorar os assuntos trabalhados, criando, assim, possibilidades de replicabilidades de aulas interativas e significantes para os alunos. Este objetivo foi criado a partir do seguinte problema de investigação vivenciado na realidade escolar: como estimular o aluno a analisar os fatos históricos de maneira crítica, tornando-o/a capaz de iniciar o seu processo de compreensão, criticidade e mudança da realidade social em que vive? Como percurso metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa na qual utilizamos algumas técnicas tais como: entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários semiestruturados e observações de aulas, possibilitando aos participantes da pesquisa expressarem suas percepções sobre o ensino. Para tanto, foram identificadas e mapeadas experiências vivenciadas pelos professores da rede municipal de Arari, criadas a partir das formações continuadas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e trabalhadas em sala de aula, pelos professores. Com base nessas experiências foi elaborado um Produto Educacional intitulado: “Guia de Orientações Metodológicas para Professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais”, com a pretensão de sistematizar e ampliar as práticas docentes e difundi-las na rede municipal de modo a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em
sala de aula.