Notícias

Banca de DEFESA: LUCIANA MARIA DE LIMA HONORATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA MARIA DE LIMA HONORATO
DATA: 26/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

“TAMBOR DE CRIOULA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL DA REGIÃO DE AXIXÁ-MA: Saberes, Memórias e Identidade”


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: artístico; Tambor de Crioula; identidade; memória; Patrimônio.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:

O Tambor de Crioula é reconhecido como patrimônio cultural imaterial no Brasil, por meio do suporte da Constituição Federal de 1988, e foi inscrito no Livro das Formas de Expressão em 2007, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desse modo, a presente pesquisa apresenta uma abordagem sobre o Tambor de Crioula como patrimônio cultural imaterial: reflexões sobre as categorias saberes, memória e identidade. Aponta, ainda, a discussão da cultura popular como patrimônio cultural e a dança do Tambor de Crioula. Em vista disso, o principal objetivo desta pesquisa é investigar como a cultura popular pode dialogar com os discursos identitários no processo educacional, com ênfase no Tambor de Crioula, do estado do Maranhão, especificamente no município de Axixá, localizado na região do Munim, de modo a enriquecer o campo de conhecimento dos estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, torna-se imprescindível o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas com ênfase nas referidas categorias e as devidas relações com Tambor de Crioula, a partir da análise de textos já produzidos pela literatura, tais como artigos, teses, dissertações e outros textos impressos ou virtuais, bem como documentos oficiais e legislações. Assim também, parte deste estudo se volta a uma pesquisa de campo realizada com o intuito de levantar dados significantes da aplicação de questionários e entrevistas, tanto com os participantes de dois Tambores de Crioula existentes no município de Axixá, quanto de alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A relevância desta temática está associada à possibilidade de incentivar a continuidade de um patrimônio imaterial tão importante para a cultura não só de Axixá, como também de todo o Maranhão.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6954 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Presidente(a) - 7128 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA
Externo ao Programa - 6940 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 11:36
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1