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Proposição de um caderno de jogos no Ensino de História acerca da criança escravizada no Maranhão Colonial (1801-1818).
Ensino de História, Criança Escravizada, Caderno de Jogos Educativos.
O presente estudo aborda a presença da criança negra escravizada no Maranhão Colonial, em especial, nas regiões de São Luís e Ribeira do Itapecuru, entre 1801 a 1818, mencionando as particularidades existentes dentro do processo de escravização. Nesse sentido, problematizamos a figura da criança escravizada, por meio da bibliografia consultada e dos dados levantados no banco de dados organizado pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA) e Arquivo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Desse processo, desenvolvemos um caderno de jogos educativos, privilegiando a compreensão acerca da realidade da criança escravizada em terras maranhenses. Assim, o recurso didático foi elaborado com o objetivo de incluir a temática desse estudo na Educação Básica (7º). Demonstrando como os jogos educativos podem ser eficientes na transmissão do conhecimento. Portanto, mediante a essas reflexões acreditamos que não apenas o conhecimento se torne mais acessível, mas que, além disso, possa promover uma aprendizagem crítica e reflexiva sobre as injustiças históricas que acometeram as crianças negras durante a vigência da escravização no Maranhão.