Banca de DEFESA: CLAUDIA ROBERTA DOS ANJOS DIVINO

DISCENTE: CLAUDIA ROBERTA DOS ANJOS DIVINO
DATA: 19/06/2024
LOCAL: Google Meet

(SOBRE) VIVÊNCIAS DA FÁBRICA À ESCOLA: memórias, registros e narrativas de professoras do Rio Anil em São Luís-MA entre os anos de 1994 e 2018 à luz de um museu virtual educativo para pesquisa histórica.

Título do Produto Educacional:  MUSEU VIRTUAL DE MEMÓRIAS AFETIVAS DE PROFESSSORAS DO CENTRO INTEGRADO DO RIO ANIL- CINTRA

Memória; narrativas de vida; museu virtual; ensino-aprendizagem; práxis pedagógicas.

ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

O presente estudo busca investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem, objetivando questionar sobre a relação entre as narrativas de vida de professoras com o processo histórico ocorrido na antiga Fábrica do Rio Anil e a perspectiva social e educacional desenvolvida nesse período de transição para o IEMA Pleno Rio Anil. A proposta da pesquisa é relevante, pois questionamentos foram estabelecidos com o intuito de alcançar o objetivo desejado, dentre eles, compreender a dimensão das narrativas de vidas das professoras do Rio Anil como fontes de pesquisa histórica, identificando, assim, as transformações estabelecidas a partir dessas experiências vivenciadas no CINTRA na
perspectiva socioeducacional, além de enriquecer o entendimento da dimensão dessas narrativas de vida, como fonte de pesquisa histórica. O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento pedagógico de auxílio no processo ensino-aprendizagem? Tal abordagem se justifica como possiblidade de reflexão docente sobre a práxis pedagógica, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. A base teórica utilizada nesta pesquisa está alicerçada nos estudos de Halbwachs (1990), Pollak (1989), Alberti (2012), Caldeira (1988), Delgado (2003), Itapary (1995), Levy (1996), Melo (1990), dentre outros que contribuirão para o embasamento deste estudo. Num primeiro momento, busquei mapear os sujeitos históricos, na figura de professoras que participaram do processo educativo do antigo CINTRA, além de realizar o levantamento em jornais, revistas, fotografias e no acervo pessoal destas professoras, em seguida se realizou a entrevista qualitativa estruturada após o mapeamento dessas profissionais, buscando analisar a importância dessas agentes sociais nesse processo educacional. Almejo, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente.

Interno - 6678 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Presidente(a) - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO