Banca de DEFESA: GERHARD BERG ARAUJO OLIVEIRA

DISCENTE: GERHARD BERG ARAUJO OLIVEIRA
DATA: 11/06/2024

EDUCAÇÃO CIDADÃ NO CHÃO DA ESCOLA: os Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 como conteúdo escolar na Educação Básica.

Título do Produto Educacional: Vida, liberdade e educação: os Direitos e Garantias Fundamentais na construção da cidadania brasileira – material instrucional para o professor.

Ensino de História. Cidadania. Direitos e Garantias Fundamentais. Constituição Federal de 1988. Material Instrucional.

ÁREA: História

Este trabalho aborda a importância do ensino, na Educação Básica, dos Direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, através da utilização de um material instrucional voltado para os docentes. Inicialmente faz-se um passeio pelo histórico das constituições desde a de 1824 até a Constituição do Regime Militar de 1967, observando como aos poucos foram sendo construídos os direitos a dignidade humana que temos hoje. Apresentamos ainda o conceito de Constituição e Constitucionalismo. Logo após, fala-se do conceito de Cidadania, seu emergir e seus desdobramentos na sociedade brasileira, através de uma análise crítica. Ainda é abordado como o estudo, no Ensino Básico, dos Direitos e garantias fundamentais, é significativo para consolidação da cidadania, que ainda não é universal no Brasil. Por fim, é apresentado um produto educacional em formato de material instrucional para os docentes, nele além da conceituação de cidadania, também é feita uma síntese sobre as Constituições brasileiras, porém, o foco do material é a pormenorização de alguns dos Direitos e garantias fundamentais presentes na Carta Magna brasileira, com explicações, exemplificações e de que maneira o docente poderá aplicar o conhecimento na prática.

Presidente(a) - 805549 - ELOY BARBOSA DE ABREU
Externo ao Programa - 809678 - GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS