Telefone/Ramal: | Não informado |
CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA (TERESINA/PIAUÍ)
Título do Produto Educacional: (Português): CATÁLOGO DE FILMES E METODOLOGIAS ATIVAS PARA SALA DE AULA NO ESTUDO DE VIOLÊNCIA, DIVERSIDADE E DIRIETOS HUMANOS
Ensino de História, Metodologias Ativas, Cinema e Temas Transversais.
O texto seguinte será baseado na linha de pesquisa (Linguagens e Construção do Conhecimento Histórico) onde buscaremos analisar uma proposta onde a relação entre cinema e História possibilita uma ampliação e conquista de conhecimento para nossos alunos, permitindo assim uma relação entre conhecimento historiográfico, e metodologias ativas através de uma linguagem midiática como o cinema, atender às competências expostas pela BNCC. Dar a essa linguagem (cinema) um debate mais amplo sobre a possibilidade de construção do conhecimento histórico; Acreditando que a narrativa audiovisual permitirá a ampliação dos debates de conceitos históricos, bem como da interdisciplinaridade para além da sala de aula, o Cinema entra como mecanismo de análise ampliando os possíveis elementos por ele abordados, indo na compreensão desse "ponto de vista", para a análise de matrizes culturais, históricas, científicas e populares. Para isso, teremos como pontos de estrutura e base de análise de três escolas estaduais, que foram as escolas Colégio Estadual Zacaria de Góis, Colégio Estadual Dirceu Arco Verde e Colégio Estadual Didácio Araújo. Essas escolas serão analisadas tendo como ponto de apoio a Residência Pedagógica, um projeto de inserção dos graduandos na educação básica do curso de História em sua condição de estágio curricular, permitindo assimuma relação direta entre a escola e a formação docente do curso de licenciatura. A pesquisa apresentará um produto pedagógico no formato de um catálogo de filmes que se relacionam a três eixos temáticos Violência, Diversidade e Direitos Humanos, estes eixos são contemplados na análise de quatro obras cinematográficas e cada obra contemplada com 4 propostas de Metodologias Ativas para sua utilização em sala de aula, a intenção é permitir um leque de opções no uso dessas obras em salade aula e interligar o Duas coisas, ou seja, temas transversais como eixo e o uso de filmes em sala de aula com metodologias ativas.