Notícias

Banca de DEFESA: JESUS HELLEN LEAL CONCEICAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESUS HELLEN LEAL CONCEICAO
DATA: 10/06/2024
HORA: 15:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A COR E FACE FEMININA NEGRA: as experiências das mulheres escravizadas no Maranhão Colonial a partir da construção de um jogo didático (1801- 1819)


 

Título do Produto Educacional: JOGO DE TABULEIRO: Mulheres negras escravizadas no Brasil Colonial



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Mulher Escravizada; Escravização no Maranhão Colonial; Jogo de Tabuleiro


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:

O presente trabalho analisa as experiências das mulheres escravizadas no Maranhão Colonial, especificamente, no território de São Luís – Rio Itapecuru, entre os anos de 1801-1819, dando assim, uma especificidade ao mundo feminino. Nesse sentido, será problematizado a figura da mulher escravizada, por meio da bibliografia consultada e dos dados inventariais levantados no Banco de Dados organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Como parte da composição do texto dissertativo, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro didático-pedagógico de perguntas e respostas intitulado “Jogo de Tabuleiro: Mulheres negras escravizadas no Brasil Colonial”, que se apresenta como uma ferramenta que irá contribuir para o campo da educação no Ensino de História. Nele, são delineados os objetivos do jogo, assim como a forma de sua elaboração e desenvolvimento, incluindo as regras pertinentes. Este recurso evidencia a temática sobre a presença da mulher escravizada no Maranhão Colonial, oferecendo uma abordagem sobre a história da escravização brasileira que, em muitos currículos educacionais e livros didáticos, não é devidamente destacada ou enfatizada. O material didático em questão, foi elaborado com o propósito de introduzir a temática desta pesquisa diretamente em sala de aula, utilizando o jogo como base, sendo este recurso especificamente criado para estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Portanto, busca-se demonstrar como os jogos podem ser eficazes não apenas para transmitir conhecimento, mas também para engajar os/as estudantes de maneira envolvente e significativa, especialmente em temas complexos e sensíveis como o da escravização colonial.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IRANEIDE SOARES DA SILVA - UESPI
Interno - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente(a) - 805533 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Notícia cadastrada em: 15/05/2024 15:17
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1