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“PIXOTES DA REALIDADE: a ficção como representação histórica da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes na Ditadura Militar no Brasil
Ensino de História, Educação, Ditadura Militar, Microhistória
O presente estudo relaciona a importância do cinema para representação dos contextos históricos. Neste recorte, o estudo é focado na representação da Ditadura Militar a partir[ do filme Pixote — A Lei do Mais Fraco, que aborda o tema, a partir da realidade de crianças e adolescentes vivendo em situação de vulnerabilidade social e suas experiências em unidades de ressocialização, instituições criadas durante a Ditadura Militar com o intuito de resolver os índices de violência nas grandes cidades, atribuídos ao grande número de crianças e adolescentes vivendo nas ruas. Como ilustra o filme, o período foi marcado por violações dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, à época, ainda não havia no Brasil, a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O filme tem como inspiração depoimento de crianças e adolescentes, partindo de uma série de histórias isoladas para construir o contexto social e histórico retratado em tela. Como parte da pesquisa, é proposta a criação de um produto educacional para auxiliar no ensino da História para profissionais de educação que atuam em unidades de ressocialização, utilizando o filme Pixote — A Lei do Mais Fraco como base da elaboração do conteúdo. A intenção é abordar, por meio de web série, o ensino da Ditadura Militar, do ponto de vista de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, abordando políticas públicas e cidadania, sensibilizando os profissionais que atuam com crianças e adolescentes que, encontram-se, internos de unidades de ressocialização no Maranhão.