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A DIREITA BRASILEIRA E A MÍDIA NACIONAL: Análise do contexto político brasileiro de 2015 a 2018 e a construção de um manual para professores de história
Ensino de História. Impeachment. Mídias digitais.
A tese de doutorado intitulada "A Direita Brasileira é a Mídia Nacional: Análise do Contexto Político Brasileiro de 2015 a 2018 e a Construção de um Manual Didático para Professor de História" investiga as possíveis chaves explicativas para a ascensão da extrema direita no Brasil e suas implicações para a sociedade brasileira, com foco no ensino de história. O problema de pesquisa central busca compreender as razões por trás desse fenômeno político e suas repercussões sociais, especialmente no contexto educacional. Além disso, explora o papel das mídias digitais na construção de consenso e ascensão do projeto contra hegemônico. A pesquisautiliza uma abordagem multidisciplinar, combinando análise política, social e educacional, com ênfase na análise de conteúdo dos editoriais dos jornais Folha de São Paulo e O Globo, no período de 2015 a 2018. Essa análise visa mapear as representações e discursos (des) construídos pela mídia nacional em relação à ascensão da extrema direita e suas consequências para a sociedade e o ensino de história. Os resultados obtidos até o momento da qualificação destacam a influência significativa da mídia na construção e disseminação de discursos e ideologias políticas, bem como, na formação de consensos sociais em torno de determinadas agendas políticas. Além disso, evidenciam as implicações desse fenômeno para o ensino de história, ressaltando a importância do professor como mediador na desconstrução de narrativas hegemônicas e na promoção de uma educação crítica e reflexiva.Com base nos resultados obtidos, a tese propõe a elaboração de um manual didático para professores de história, com sugestões de abordagens pedagógicas e recursos educacionais para trabalhar temas relacionados à ascensão da extrema direita no Brasil de forma contextualizada e crítica. O objetivo desse manual é fornecer subsídios para que os professores possam abordar essa temática de maneira reflexiva e plural, estimulando o pensamento crítico e a formação de cidadãos conscientes e engajados.