Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO GUANACUY ALMEIDA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO GUANACUY ALMEIDA MOURA
DATA: 17/05/2024

Ensino e História: Experiência com WebQuest’s e a formação do sertão maranhense

Ensino de História, WebQuest, Digital, Sertão.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

O uso de diferentes recursos tecnológicos e metodologias que integrem a utilização de tecnologias digitais e da internet em sala de aula podem possibilitar a inserção e a socialização de práticas pedagógicas inovadoras que atendam as demandas de um tempo marcado pelo uso do digital. Em meio a essa cultura contemporânea atravessada pelo uso e acesso às tecnologias digitais, a cibercultura, onde o conhecimento e as informações não estão mais restritas apenas ao ambiente escolar e a internet está cada vez mais presente na vida dos alunos, surgem metodologias e tecnologias educativas que visam incentivar o maior protagonismo discente na
construção do próprio aprendizado, como o uso de WebQuests, uma metodologia segundo Bernie Dodge(1995) para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos por meio de pesquisas orientadas na internet. Dada essas considerações e na busca por pensar e repensar o ensino da disciplina de História nas escolas, algumas questões emergem e nos fazem refletir, a saber: o acesso rápido as infovias do ciberespaço, o uso de metodologias e tecnologias digitais que tem marcado profundamente as relações sociais que se tecem dentro e fora do ambiente escolar. Tomando por base essas questões iniciais, é necessário conhecer melhor esse cosmo que engloba os recursos digitais e a internet, onde as informações são compartilhadas e acessadas por meio de buscadores como se fossem oráculos digitais modernos, conquanto repositório da produção humana, para que se possa segundo Moura (2018) “pensar.com” a História, ou seja, conectar-se, refletir, criar, interagir e aprender na cibercultura. Assim, ancorado teoricamente nas contribuições de Pierre Lévy (1999), Anita Lucchesi (2014), Manuel Castells (1999) e Bernie Dodge (1995), o presente trabalho, visa problematizar e historicizar a utilização do digital, por meio da sua lógica e não apenas por sua materialidade, para ensinar e aprender a História do Maranhão por meio de metodologias que podem integrar recursos tecnológicos e  acesso à internet, como a metodologia WebQuest, metodologia que pode favorecer o ensino- aprendizagem através do acesso a fontes históricas alocadas na web, o compartilhamento de informações confiáveis da internet, a colaboração entre os discentes e permitir aos professores da disciplina pensar.com a História.

Interno - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA