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O AFRO-RELIGIOSO NO MUSEU: construindo a aba
Educativo do Museu Afrodigital do Maranhão como instrumento para uma educação
antirracista e humanista
Palavras-chave: Ensino de História, Aba Educativo do MAD-MA, Educação Antirracista, Afro-
religiosidade.
Partindo do pressuposto de que o museu funciona como instrumento para uma educação antirracista e humanista, esta tese propõe pensar as representações do afro-religioso em museus, bem como refletir sobre os espaços e não-espaços destinados ao tema nos documentos oficiais, as aproximações e distanciamentos entre educação e museu, com elaborações sobre visitas em espaços museais, acervos como fontes na sala de aula e interpretações sobre presenças e ausências nesses espaços. Além disso, discute-se a incorporação de novas tecnologias educacionais no ensino, o museu enquanto espaço de preservação de memória coletiva e a relação de identificação, estranhamento e pertencimento às diferentes narrativas institucionais, a partir da análise dos acervos dos museus Casa da Festa e Cafuá das Mercês, que são os dois únicos lugares de salvaguarda das religiões afro-maranhenses. Para odesenvolvimento dessa pesquisa, utilizo como fontes os documentos oficiais, currículo e acervos em diálogo com teóricos de diferentes áreas do conhecimento. E como materialização da pesquisa trago a aba EDUCATIVO, vinculada ao site do Museu Afrodigital do Maranhão (MAD-MA), contendo 5 sessões educativas, todas acompanhadas de roteiro de orientações pedagógicas, além de um tutorial de apresentação da Aba. Os temas abordados nas sessões são: indumentárias, comida de Santo, símbolos de terreiro, moradas de encantados, e musicalidade e instrumentos musicais em terreiros.