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"Eurocentrismo e o Ensino de História das Américas: Intervenções Curriculares Decoloniais"
Ensino de História, América Latina, Decolonialidade, História Comparada
Esta tese centra-se nos estudos sobre o Ensino das Américas no Brasil procurando entender as raízes explicativas da insuficiência ou inadequação destes conteúdos na Educação Básica. As análises destinam-se aos conteúdos curriculares do Ensino Médio, tendo como parâmetros as obras aprovadas pelo PNLD 2018 e 2021, a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular do Território Maranhense. Como contrapartida à constatação do eurocentrismo nos currículos escolares, a tese tem como finalidade a elaboração de um produto educacional destinado à instrumentalização e formação de professores no Ensino de história das Américas.O material tem como objetivo demonstrar a viabilidade de conteúdos escolares formais em que o Brasil apareça conectado as Américas e ao Maranhão. O arcabouço teórico utilizado foi o pensamento decolonial, sendo que a filiação deste trabalho não corrobora com a aplicação teórica sem crítica à teoria. A metodologia empregada para a elaboração do produto foi a história comparada, por entender que esse mecanismo historiográfico pode contribuir significativamente para avanço didático do ensino de história das Américas nos currículos
Brasileiros.