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ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: uma análise do sistema carcerário do Maranhão na contemporaneidade.
Direitos Humanos. Sistema Carcerário. Ensino de História
O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre o ensino de história e a educação em direitos humanos a partir da análise do sistema carcerário de São Luís – MA, do ano de 2010 até o contexto atual. Essa análise foi realizada a partir de uma visão interseccional entre história, etnografia e direitos humanos, demonstrando as violações dos Direitos Humanos no sistema prisional do Maranhão, mais precisamente durante as rebeliões ocorridas nos anos de 2010 e 2014. E partir desses dados extraídos sobre a população carcerária do Maranhão, o texto apresenta de forma interseccional as opressões sociais e as desigualdades raciais que marcam o sistema carcerário do Maranhão a partir da rebelião de 2010 no complexo Penitenciário de Pedrinhas (São Luís), com a verificação sobre os indivíduos que ocupam o sistema prisional, em sua maioria de corpos pretos, pardos e indígenas, o que revela também a presença do racismo estrutural. Esta dissertação originou o produto educacional audiovisual intitulado “Caminhos da liberdade - memórias do cárcere no Maranhão” à luz das competências e habilidades do novo ensino médio, abordando o papel dos Direitos Humanos e a garantia de cidadania da população carcerária afro-brasileira, promovendo rodas de diálogos envolvendo comunidades escolares e agentes do sistema de justiça e segurança pública acerca do encarceramento, tortura e violência.