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História e Memória nos usos sociais do prédio da antiga fábrica de tecidos do rio anil: tecendo saberes nas escolas Cintra e Iema
Memórias. Identidade. História Oral. Lugar de memória. Fábrica de Tecidos do Rio Anil. CINTRA. IEMA Rio Anil.
Este estudo analisa a trajetória histórica do prédio da antiga Fábrica de Tecidos Rio Anil e das escolas Centro Integrado Rio Anil/Cintra e IEMA Rio Anil, a fim de entender melhor seus usos ao longo do tempo, além das diversas representações simbólicas, considerando os aspectos sócio culturais relacionados ao patrimônio material e imaterial. Considerando especialmente o período que compreende desde o funcionamento da antiga escola CINTRA (Centro Integrado Rio Anil) até a escola IEMA, ressaltamos a importância da escola como uma instituição de preservação da história da nossa cidade como patrimônio local de memória da comunidade como um todo: professores; alunos que ali se formaram (e ainda estudam); colaboradores; comunitários do bairro do Anil e adjacências, etc. Para tanto a metodologia utilizada foi uma triangulação de métodos contendo: a) revisão da literatura científica; b) análise documental histórica e; c) depoimentos de agentes relevantes. Nosso recorte temporal (1893-1959-2019) consiste na importância dos períodos investigados, e também por ter como uma das fontes o relato oral e seus sujeitos participantes na sociedade. Constituem referenciais teóricos os conceitos de história oral (Alberti, 1996), lugar de memória (Nora, 1993), Memória coletiva (Halbwachs, 2006), Memória e cultura (Le Goff,1999), Memória e identidade (Pollak, 1989).