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PROTAGONISMO NEGRO: as vivências das mulheres escravizadas no Maranhão Colonial a partir da construção de um jogo didático
Ensino de História, Mulher escravizada, Jogos.
O presente trabalho analisa as vivências das mulheres escravizadas no Maranhão Colonial, especificamente, no território de São Luís – Rio Itapecuru, entre os anos de 1801-1820, dando assim, uma especificidade ao mundo feminino. Nesse sentido, será problematizado a figura da mulher escravizada, por meio da bibliografia consultada e dos dados levantados, no banco de dados organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Nesse contexto, será desenvolvido um jogo de tabuleiro didático-pedagógico de "Perguntas e Respostas", que se apresenta como uma ferramenta valiosa no campo da educação, especialmente no Ensino de História. Este recurso evidenciará a temática sobre a presença da mulher escravizada no Maranhão Colonial, oferecendo uma abordagem crucial sobre a história da escravidão brasileira que, em muitos currículos educacionais e livros didáticos, não é devidamente destacada ou enfatizada.