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UM ESTUDO SOBRE O SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAJEIRO DO ESCRIVÃO EM SÃO JOÃO DO SÓTER-MA: (re) pensando o Ensino de História Local, através da Educação Patrimonial
Patrimônio Arqueológico. Lajeiro do Escrivão. Ensino de História Local.
Este trabalho sobre patrimônio arqueológico local, tem como objetivo compreender o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, localizado no município de São João do Sóter, Maranhão, ao (re) pensá-lo a partir das intersecções possibilitadas entre a Arqueologia Pré-colonial e o ensino de História Local, sob a abordagem da Educação Patrimonial, enquanto proposta e estratégia de valoração, preservação e salvaguarda de bens patrimoniais arqueológicos. Assim, a problemática deste estudo sobre registros rupestres em sítios pré-coloniais, consiste em descortinar realidades distintas e possíveis experiências humanas e remotas ocorridas, onde hoje se configura como Região dos Cocais, ao leste do estado. Com isso, em termos teórico-metodológicos, partiu-se de uma pesquisa bibliográfico-documental e hemerográfica, de cunho qualitativo e descritivo, dado a bibliografia especializada analisada e a variabilidade de fontes mapeadas. Somado as visitas técnicas de campo feito ao sítio abordado. Nesse sentido, percebe-se a relevância singular do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, por suas gravuras rupestres (petróglifos) feitas no paredão rochoso que o compõe fisicamente. Sendo um marco referencial, tanto no resgate de um passado rupestre, quanto um lugar de memórias étnicas constituídas, e que deve ser reconhecido oficialmente e democratizado na contemporaneidade, através de formações socioculturais, ecoturísitcas, e escolares fomentadas naquela região. Portanto, tem-se como proposta final deste trabalho, um Guia Educativo para Professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), da Rede Pública Municipal de Ensino do município abordado.