Telefone/Ramal: | Não informado |
AS QUESTÕES RACIAIS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA E SUA INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO
Marcadores Sociais da Diferença. Interseccionalidade. Cinema e Educação.
A presente pesquisa abordar a utilização dos audiovisuais no ensino educacional, especificamente, o uso do cinema: filmes de ficção e documentários enquanto uma abordagem para o desenvolvimento dos Marcadores Sociais da Diferença (MDS) e sua interseccionalidade no ensino das questões étnico-raciais em sala de aula. Para tanto, trabalhados com o conceito da Interseccionalidade, enquanto uma metodologia de análise para os Marcadores Sociais da Diferença de etnia, gênero, classe, geração, família, pessoas com deficiência (PcD) e cultura local e regional no processo de ensino escolar. O cinema é uma produção moderna e artística que faz parte do processo pedagógico da escola, garantido pela Lei 13.006/14 que diz “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo sua exibição obrigatória por no mínimo duas horas mensais”. Uma vez que, as produções fílmicas são materiais que podem ser utilizados enquanto fonte, linguagem ou recurso para o desenvolvimento de conteúdos e temáticas como as dos Marcadores Sociais da Diferença no ambiente escolar. A abordagem metodológica da pesquisa é aplicada, exploratória, bibliográfica e documental, apresentando como resultado a produção de um Guia Didático para o uso de filmes em sala de aula com base nos Marcadores Sociais da Diferença.