Telefone/Ramal: | Não informado |
O Ensino de História na Rede Municipal de Arari, Maranhão para Anos Finais do Ensino Fundamental: abordagens e metodologias (2018- 2023)
Ensino de História. Formação continuada. Professores. Alunos. Arari, Maranhão.
Esta pesquisa versa sobre as abordagens e metodologias com enfoque na formação continuada em serviço dos professores de História dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de Arari-MA entre os anos de 2018-2023. O objetivo geral da pesquisa é contribuir no âmbito metodológico com o ensino de História da rede municipal de Arari-MA, com a sistematização e reflexão de experiências exitosas dos/para professores, criando possibilidades de replicabilidade de aulas interativas e significantes para os alunos, de modo a estimular novas experiências docentes em sala de aula. Este objetivo surgiu a partir do seguinte problema vivenciado na realidade escolar: como estimular o aluno a analisar os fatos históricos de maneira crítica, tornando-o/a capaz de iniciar o seu processo de compreensão, criticidade e mudança da realidade social em que vive? Como percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, já que esta responde questões muito particulares, a qual utilizamos algumas técnicas como: entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários semiestruturados e observações de aulas, possibilitando aos participantes da pesquisa expressarem suas percepções respeitando o que foi apresentado pelos sujeitos. Para tanto, foram identificar as oficinas – experiências exitosas de professores da rede municipal de Arari -MA criadas a partir das formações continuadas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e trabalhadas em sala de aula, com êxito, pelos professores. Com base nessas experiências foi elaborada uma cartilha intitulada Cartilha com propostas de oficinas: experiências exitosas da rede municipal de Arari, MA, com a pretensão de sistematizar as práticas exitosas e difundi-las na rede municipal de modo a contribuir na prática do professor e o envolvimento dos alunos em sala de aula.