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A Pedagogia Histórico-Crítica e a Ciberaprendizagem como metodologias de ensino e pesquisa de história por meio do site “Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia”.
Ensino da História Pedagogia Histórico-Crítica, Ciberaprendizagem, Guerrilha do Araguaia, Produto Educacional Digital
No contexto educacional brasileiro, a busca por abordagens inovadoras no ensino da história é essencial. Esta dissertação propõe-se a construir o site "Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia" como uma ferramenta para aplicar metodologias pedagógicas emergentes. A necessidade de desenvolver um recurso educacional digital para estudantes do 9o ano, professores da rede básica e pesquisadores serve como justificativa para este estudo. A metodologia empregada engloba uma análise das produções científicas sobre a Guerrilha do Araguaia e uma avaliação da aplicação dessas metodologias no panorama das políticas educacionais brasileiras. Dividida em três seções, a pesquisa explora o contexto e debates historiográficos do conflito, discute os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica e da Ciberaprendizagem, e avalia o potencial do acervo digital mencionado. Embora os resultados ainda estejam em fase de conclusão, o estudo ressalta a promessa de unir abordagens pedagógicas contemporâneas ao ensino da história.