Telefone/Ramal: | Não informado |
PARODIANDO A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR NO MARANHÃO:
Repensando as práticas pedagógicas por meio da Educação Musical e da Imprensa
(1964 - 1979)
Ditadura, Maranhão, Jornal Pequeno, Ensino de História, Música.
Esta pesquisa tem como objetivo dinamizar as aulas sobre a ditadura empresarial-militar no Maranhão utilizando a música como uma linguagem possível para o Ensino de História no Ensino Básico. Com base nos impressos do Jornal Pequeno, iremos apresentar o papel da imprensa na conjuntura do regime de exceção a partir de 1o de abril de 1964 até 1979, período de vigência dos atos institucionais que mudam a dinâmica de repressão durante o período ditatorial apresentando o posicionamento político do Jornal Pequeno. Ao apresentarmos uma discussão historiográfica sobre temas como golpe e atuação dos aparelhos de repressão, iremos confeccionar um produto educacional que dialogue de forma lúdica com um tema tão caro para a história brasileira e as suas especificidades no Maranhão analisando o Jornal Pequeno e utilizando a educação musical para transmitir conhecimento histórico sem perder o olhar atento do historiador para as questões que são fundamentais para o fazer histórico. Paródias, leitura com ritmos, utilização de novas tecnologias e uma readequação daquelas que já estão disponíveis, farão deste trabalho uma importante ferramenta para professores do Ensino Básico e servirá ainda como material didático para os alunos que anseiam aprofundar seus estudos sobre a Ditadura empresarial – militar no Maranhão através da música, sem distanciar-se dos preceitos do historiador.