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POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: pensando as políticas
educacionais antirracista a partir das vozes dos professores de História do IEMA.
Lei 10.639/2003, História da África, Racismo.
Este trabalho aborda a importância da educação na luta contra o racismo estrutural no Brasil. Busca destacar a necessidade de repensar os currículos das graduações em História, a fim de efetivar temas como a História da África. Além disso, o texto aponta as contradições presentes nas políticas educacionais atuais, como a Lei 10.639/2003, que introduz o estudo da História da África e dos Africanos, mas ainda apresenta lacunas. Ainda destaca a importância de discutir e combater o racismo estrutural, a misoginia, a homofobia e promover a inclusão de pessoas com deficiência dentro do ambiente educacional. Essas temáticas são cruciais para uma formação cidadã completa e para a construção de uma sociedade mais igualitária. Por fim, conclui que a escola pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, mas é necessário repensar as políticas educacionais atuais e garantir que a educação seja uma ferramenta efetiva na luta contra o racismo. Quanto ao produto educacional proposto, constata-se através de diagnóstico, deficiências na formação acadêmica dos professores de história na efetivação da lei 10.639/2003. Portanto, há uma necessidade premente de se rediscutir e elaborar estratégias para a real efetivação em sala de aula da referida lei.