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Memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã em Esperantinópolis-MA: Caderno Didático Ensino de História e Educação do Campo
Ensino de História; Educação do Campo; Caderno Didático; Luta pela terra; Assentamento Palmeiral-Vietnã
A luta pela terra é uma realidade histórica no contexto brasileiro, no Maranhão a Lei Sarney de Terras (nº 2.979, de 17 de julho de 1969) intensificou os conflitos pela terra no estado, posto que garantiu grandes quantidades de terras a empresas e fazendeiros, deixando os trabalhadores rurais sem condições de trabalho, que, com isso, começaram a se organizar em prol da luta pela terra. Parte dessa historicidade é esquecida, porque o Ensino de História não abarca tais fatos, sobretudo na voz dos(as) trabalhadores(as) rurais. Visto que o ensino nas escolas do campo, foi implantado de forma vertical, homens e mulheres desses espaços são tidos como menos importantes que homens e mulheres da cidade. Diante disso, com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na expectativa de conquistar espaços territoriais e políticos no enfrentamento do projeto educacional para os camponeses, nasce a Educação do Campo, preocupando-se com a formação política dos camponeses enquanto classe e sujeitos de direito e com uma educação que atenda seus interesses coletivos, com ênfase na historicidade da luta pela terra. Esta pesquisa objetiva elaborar um Caderno Didático voltado ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jefferson Moreira, contendo memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã (Esperantinópolis-MA), de modo a atender questões que fazem parte da história da comunidade que abriga a escola, suas memórias de luta pela terra e a organização coletiva dos(as) trabalhadores(as) rurais enquanto classe. Ao articular pressupostos do Ensino de História e da Educação do Campo, Caderno Didático poderá ser usado em outras escolas com o mesmo perfil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é diagnóstica, exploratório e explicativa, tendo sido feita observação na escola, realizadas entrevistas subsidiadas pela História Oral. Apesar de o assentamento pesquisado apresentar uma descontinuidade quanto à Educação do Campo, este paradigma educacional, aliada ao Ensino de História, corresponde a uma possibilidade de construção do conhecimento histórico que valoriza as identidades dos estudantes.