Telefone/Ramal: | Não informado |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de história: estudo do uso da metodologia vídeo-processo como ferramenta de aprendizagem nas aulas de história
Título do Produto Educacional: Guia Prático para Produção de Vídeos Educativos: Utilizando a Metodologia do Vídeo-Processo
Cultura Digital; Ensino de História; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); Vídeo-Processo.
Atualmente, o ensino de História enfrenta o desafio de se modernizar em um mundo em constante transformação, com a necessidade de empregar novas tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de História, em especial a modalidade audiovisual Vídeo-processo como ferramenta para aprodução de vídeos educativos de curta duração por estudantes do ensino médio. A pesquisa foi conduzida no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com uma abordagem qualitativa e quantitativa, além de procedimentos de pesquisa-ação. O projeto “Conhecendo a história do Maranhão através do seu patrimônio” foi criado para verificação do potencial desta metodologia tendo como objetivo valorizar a história do Maranhão por meio de seus bens culturais, em especial o patrimônio do IEMA Rio-Anil, buscando contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como trabalho em equipe, resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade, contribuindo para a formação de uma consciência histórica e para a valorização da história local. Como resultado, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração utilizando a metodologia do vídeo-processo, que pode ser utilizado por professores e estudantes. A participação ativa dos estudantes na produção dos vídeos mostrou que essa ferramenta é adequada para promover uma aprendizagem que segue as diretrizes educacionais, colocando o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem.