Telefone/Ramal: | Não informado |
DO TERREIRO PARA SALA DE AULA: desconstruindo estereótipos sobre
religiões de matriz africana na educação básica
Religiosidade. Matriz africana. Ensino
A pesquisa trata sobre os estereótipos referentes às religiões de matriz africana e a atuação da escola para a desconstrução dos mesmos. Faz uma análise da presença do africano escravizado no processo de colonização do Brasil, bem como as condições às quais os negros foram colocados após a abolição da escravatura. Aponta a religiosidade como elemento fundamental de resistência dos africanos escravizados, assim como elemento de suas identidades, e as religiões de matriz africana como elemento constituinte da cultura brasileira. Realiza breve percurso nas mudanças legais que levaram à Lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Visa a elaboração de uma sequência didática como produto educacional que auxilie o professor na temática sobre religiões de matriz africana. Se baseia na pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos, no formato físico e digital referentes às temáticas abordadas na pesquisa.