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ARTE PÚBLICA EM SÃO LUÍS: UTILIZAÇÃO DO ACERVO ESCULTÓRICO DA CIDADE NO ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE DO MARANHÃO
Produto: ARTE PÚBLICA EM SÃO LUÍS: UTILIZAÇÃO DO ACERVO ESCULTÓRICO DA CIDADE NO ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE DO MARANHÃO
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O problema central da pesquisa está em responder à hipótese sobre a possibilidade de utilização do acervo de Arte Pública de São Luís no ensino da História da Arte do Maranhão. A resposta à pergunta “É possível uma História da Arte Maranhense através dos monumentos que compõem seu acervo de Arte Pública?” se destina à utilização no 9 Ensino Médio (professores e alunos), Graduação (Licenciados em História e Artes Visuais), como também para a população residente e visitante da cidade, através do Produto Educacional formatado num Roteiro Didático da História da Arte Maranhense, contendo o conhecimento produzido a partir do estudo e compreensão do acervo de Arte Pública de São Luís. A revisão bibliográfica sobre a história da arte maranhense demonstra a não utilização do acervo artístico escultórico de São Luís na produção do conhecimento. Mais do que isso, apenas um artigo do escritor Raimundo Corrêa de Araújo (Monumentos históricos da capital do Maranhão, na Revista de Geografia e História, 1946), muitas vezes utilizado sem que a fonte e respectivo autor sejam citados, relacionou dados históricos gerais dos principais monumentos da cidade. Outros trabalhos basilares voltados ao Patrimônio Arquitetônico Civil Edificado de São Luís (como por exemplo BRASIL, 1979) apenas abordaram os monumentos a Gonçalves Dias, Bequimão, Benedito Leite, João Lisboa e Pedra da Memória apenas por conta do porte físico das obras e por estarem protegidos por legislação específica de tombamento (estadual e federal). A revisão bibliográfica sobre a História da Arte do Maranhão demonstrou também, até o presente momento da pesquisa, apenas a utilização da pintura e arquitetura como expressões visuais em São Luís e na construção da História da Arte Maranhense