Telefone/Ramal: | Não informado |
VIDEOGAMES COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS AO ENSINO DE HISTÓRIA
Titulo do produto: CRÔNICAS DA ESCRAVIDÃO SUMERIANA
Ensino de História; videogames; teoria da História; História dos conceitos
Hegel foi o primeiro a desenvolver uma ideia de história conceitual (Begriffsgeschichte), na década de 1830. Contudo, foram as obras de Otto Brunner, já no século XX, que serviram como um elo entre a Hermenêutica da História e a História Social Moderna, dando à disciplina seus contornos iniciais. O que originalmente nasceu como uma crítica ao liberalismo e, em certa medida, defesa do nacional socialismo, se tornou, a partir de Koselleck, um grande projeto de léxico de conceitos, que questionou concepções consideradas sólidas e irrevogáveis, expondo suas fragilidades e contingências, como forma de reação às limitações da História Social tradicional. A Begriffsgeschichte procurou transcender as divisões temáticas e disciplinares convencionais, trazendo para dentro da História uma perspectiva autorreflexiva com a “virada linguística”, ao considerar que os conceitos históricos não só capturam a singularidade dos eventos, mas também contêm possibilidades estruturais e concatenações invisíveis.