Telefone/Ramal: | Não informado |
O Oriente Médio Antigo: eurocentrismo, deportação e ensino de história
Produto Educacional: HISTÓRIAS CONECTADAS.
Ensino de História; Deportação; Histórias Conectadas.
A presente obra dissertativa pretende contribuir para o ensino de História, por meio de um Corpus Textual (website) “historiasconectadas.com.br”. A dissertação de mestrado busca diferentes pespectivas, diversidade, inter-relações culturais e conscientização escolar. Os principais temas em questão são reclacionados ao eurocentrismo presente no cotidiano do Ensino Básico, e no seio da História Antiga. Analisa-se o etnocentrismo europeu de um ponto de vista geral e, também, específico ao vislumbrar a crise da História Antiga. Faz-se essencial demonstrar como a pesquisa se integra aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio das “Histórias Conectadas”, aliada à História Global, desenvolveu-se uma minuciosa pesquisa sobre as relações culturais entre Assíria e Babilônia dos séculos VIII, VII e VI a.e.c., associadas ao fenômeno da deportação da estátua de Marduk, a fim de compreender os produtos derivados do intenso contato, em contraste com a visão universalista (eurocêntrica). Sobre a convergência ensino e aprendizagem em conformação com a pesquisa científica, levou-se em conta a perspectiva pedagógica de Paulo Freire, visando diálogo, curiosidade, crítica e liberdade e amor pelo ensino. Aplicar o produto educacional, “historiasconectadas.com.br”, no IEMA – Unidade Vocacional Integrado Estado do Ceará, localizado no bairro da Coheb do Sacavém, com os temas abordados neste trabalho pode se considerar como objetivo importante.