Telefone/Ramal: | Não informado |
ÁFRICA: entre a consciência histórica e o ensino de história.
Produto Educacional: O TEMPO DOS POVOS AFRICANOS: das possibilidades de ensino a formação da consciência histórica.
Ensino de História. África. Tempo. Consciência histórica.
O presente estudo objetiva analisar como pode ser desenvolvida a consciência histórica por meio de o Ensino de História da África, ou seja, priorizando uma perspectiva interdisciplinar que aborde as concepções de tempo e história para os africanos. Desse modo pretende-se conectar aos Estudos Africanos tanto a Filosofia quanto a História. Considera-se queo pensamento africano nasce em permanente confronto e diálogo com o chamado pensamento ocidental. Assim, no presente trabalho, que consiste numa pesquisa exploratória, sobretudo de caráter bibliográfico e documental, em primeiro lugar, faz- se uma reflexão sobre como no Ocidente temse definido o tempo e a história, em sua conexão com a construção do outro, especialmente, do outro africano e do outro negro; evidenciando-se o caráter temporal e espacial da filosofia edo pensamento ocidental, discute-se sobre a possibilidade de epistemologias e gnosiologias outras que apresentam formulações descritivas e explicativas sobre África, negro e africano.