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ENSINO DE HISTÓRIA RURAL: a construção da memória coletiva camponesa e a exortação da violência e da criminalização da luta pela terra nos jornais impressos (Médio Mearim – MA 1980-90).
Produto Educacional: O CAMPO ESTÁ EM PAUTA: movimentos sociais de luta pela terra e reforma agrária nos jornais impressos na ilha: um website.
Ensino de História; Imprensa; Opinião; Memória Coletiva Camponesa; Questão Agrária.
O presente trabalho tem como objetivo analisar o aparecimento de uma série de entidades político-religiosas e movimentos sociais de luta pela terra e pela reforma agrária, nos jornais impressos que circulavam na ilha de São Luís ao longo das décadas de 1980-1990. Como recorte espacial, analisaremos três entidades ligadas a Igreja Católica e dois movimentos sociais que se fizeram presentes na região do Médio Mearim – MA, sendo estes: Ação dos Cristãos no Meio Rural (ACR) , a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Assistência Jurídica aos Lavradores (AJULAV), como entidades ligadas à Igreja Católica, inspirados pela Teologia da Libertação; o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e o Movimento das Quebradeiras de Coco, atualmente organizadas no que conhecemos como MIQCB. A abordagem destes movimentos e entidades tem como objetivo compreender o cenário conflituoso encontrado na região de estudo, observando os impactos na nova legislação fundiária nacional e estadual (Estatuto da Terra de 1964 e Lei de Terras 2.979/69), além de analisar a construção de uma “opinião” e a legitimação do uso da violência contra estes agentes através das notícias encontradas em jornais; para essa pesquisa utilizaremos o jornal O Estado, O Imparcial e Jornal Pequeno, além de alguns recortes de jornais encontrados nos arquivos da Comissão Pastoral da Terra; propomos também uma análise acerca construção da “memória coletiva camponesa” pelos movimentos sociais em conjunto com as entidades aqui descritas, visando a elaboração do produto educacional “O campo está em pauta”, com o intuito levar para dentro de sala aula temáticas antes marginalizadas, além de apresentar novas fontes de pesquisa e estudo para alunos e professores do Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de História; Imprensa; Opinião; Memória Coletiva Camponesa; Questão