Telefone/Ramal: | Não informado |
CONECTADOS E INTERCONECTADOS: Desafios do docente de História na Unidade Plena de Coroatá do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Produto Educacional: DESAFIOS DO DOCENTE DE HISTÓRIA EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Referências Didáticas para Planos de Aula.
Ensino de História. Ensino Profissionalizante. Tecnologias digitais.
A disciplina de História, mesmo que tenha deixado de ser obrigatória, permanece nos currículos das instituições de ensino regular de nível médio e profissionalizante de todo país e desempenha um papel fundamental. Esta pesquisa procura analisar o lugar ocupado pela disciplina de História no projeto político-pedagógico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e pretende avaliar seu desenvolvimento na prática docente na Unidade Plena de Coroatá. Nosso objetivo é enfatizar o papel da disciplina na formação dos estudantes de ensino profissionalizante e propor possibilidades de abordagens que demonstrem, na prática, a importância do conhecimento histórico para uma formação de profissionais qualificados nas diferentes áreas técnicas. Ao mesmo tempo, pretende-se demonstrar como o recurso às tecnologias digitais podem contribuir para abordagens interessantes de temáticas da história consideradas fundamentais para a formação técnica dos estudantes. O propósito final da pesquisa será elaborar um produto educacional que sirva como subsídio didático para os professores do IEMA ensinarem História utilizando adequadamente as tecnologias digitais.