Telefone/Ramal: | Não informado |
QUEM CANTA SEUS ALGOZES AFRONTA: Uso de letras musicais como recurso de ensino de História sobre o período da ditadura no Brasil.
Produto Educacional: MANUAL PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REMEMORANDO ATRAVÉS DO SOM: como trabalhar conteúdos programáticos utilizando letras de músicas
Ensino de História, Ditadura, Letras de músicas.
O trabalho traz a proposta de pensar no ensino de História a partir de conceitos historiográficos e a transmissão de conhecimento sob o aspecto de novos recursos metodológicos como o uso de letras de músicas que possibilitem uma releitura do cotidiano em que os estudantes estão inseridos, como ação proativa a uma interação entre professor e aluno, participação e melhorias no processo de ensino/aprendizagem. A possibilidade de reportar a sujeitos históricos até então marginalizados e trazer para a contemporaneidade e de modo que a facilitação de tecnologias como músicas e seus alicerces audiovisuais podem favorecer o trabalho do professor em sala de aula. O referido trabalho visa fazer levantamentos sobre a contextualização histórica de memória, identidade e sobre o conteúdo abordado nos livros didáticos sobre o tema História e Ditadura no Brasil.