Telefone/Ramal: | Não informado |
A LEI MUNICIPAL Nº 14/2009 E O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA REDE DE ENSINO DE CAMPO MAIOR A PARTIR DA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO PIAUÍ.
Produto Educacional: PROPOSTA CURRICULAR DE HISTÒRIA PARA CAMPO MAIOR – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ensino de História; BNCC; Currículo; Proposta Curricular; Campo Maior.
A pesquisa aqui descrita versa sobre a possibilidade de se escrever sobre o processo de elaboração de uma Proposta Curricular para o ensino de história do município de Campo Maior, considerando o atual contexto histórico de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e (re)construção dos Currículos estaduais e municipais. Nesse sentido, buscou-se problematizar sobre os possíveis percursos que poderemos vislumbrar para a construção de um documento que considere o ensino da história do município, destacando seus principais marcos históricos culturais no tempo, considerando a obrigatoriedade legal regulamentada pela Lei Municipal nº 14/2009, de 16 de outubro de 2009, que estabelece que a história do município deve ser ensinada aos estudantes em seu currículo escolar, tanto nas redes públicas - estadual e municipal, quanto privada de ensino. Assim, enfatizaremos a conexão existente entre: a BNCC, enquanto um documento normativo que organiza as aprendizagens essenciais que os estudantes devem aprender na escola ao longo de sua escolarização na educação básica; o Currículo do Piauí, documento que reuniu saberes e conhecimentos que devem ser ensinados a todos os estudantes como parte da formação escolar, pautados em princípios éticos, morais, políticos, econômicos, sociais, artísticos, científicos, históricos, culturais, tecnológicos e humanos, condição mínima para garantir a educação de forma integral no século XXI; e a lei municipal, que esboça a obrigatoriedade das redes estarem oportunizando esses aprendizados que fortalecem a autonomia, constroem identidade, desenvolvem plenamente o indivíduo, preparando-o para exercer a cidadania, adquirir capacidades para o mercado de trabalho e melhorar a realidade no mundo ao qual estar inserido. Portanto, assim desenhar um caminho teórico metodológico para a futura Proposta Curricular do município de Campo Maior – PI, a partir da catalogação e análise de obras historiográficas, da sistematização de competências e habilidades da história para o ensino fundamental e contribuir para o resgate da memória histórica local.