Telefone/Ramal: | Não informado |
TRANSIÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA: a unidade didática como ferramenta problematizadora das rupturas e continuidades entre ditadura e democracia na Educação Básica.
Ensino de História; Ditadura; Transição Política; Unidade Didática.
O presente trabalho se propõe no aprofundamento do tema, problematizando os distintos projetos de disputa de poder sobre como a Transição Política pode ser abordada em sala de aula, mediante conteúdo programático acerca da Ditadura e Nova República. Discutir e abordar temáticas políticas em sala de aula, se torna necessária para debater não apenas o recorte histórico escolhido, mas para elaboração de uma reflexão sobre os momentos políticos atuais, e assim, conseguir construir um pensamento crítico dos alunos para a ação de execução das liberdades de seus direitos políticos. Refletir acerca do espaço escolar como um contexto propício e fértil para tais discussões, utilizando o Ensino de História como principal canal, além de ser possível é viável, eficaz. Afinal, elucidar o trajeto político do regime democrático atual permite através do ensino e da aprendizagem ao aluno conseguir elaborar ações práticas que dizem respeito a cidadania e direitos. Busco ainda desenvolver uma discussão para adentrar na análise dos livros de didáticos que abordem o assunto, a fim de produzir uma unidade didática para auxiliar o professor em sala de aula.