Telefone/Ramal: | Não informado |
A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DA BAIXADA MARANHENSE.
Produto Educacional: CULTURAS E IDENTIDADES DOS AFRO-BRASILEIROS NA BAIXADA MARANHENSE.
Ensino de História. História e cultura afro-brasileira. Baixada maranhense.
A história como importante campo de ensino e pesquisa tem a missão de aprimorar os saberes que ocorrem ao longo do tempo e que dimensionam a sociedade a pensar os fatos do passado com vista a iluminar as mentes das pessoas no presente. A educação é um caminho que acreditamos ser capaz de romper com certos atributos considerados tabus pelas sociedades, assim, é importante fazer da escola esse lugar de diálogo e motivador de saberes. Esta dissertação é um anseio diante das mudanças atuais em nossa sociedade e nos rumos que queremos tomar quando nos dispomos a falar de assuntos tão significativos para nossas vidas. No primeiro capítulo vamos falar do marco legal para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, onde será discutida a identidade social do negro e, assim, trazer alguns documentos que norteiam a temática do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. No segundo capítulo será feito uma descrição da cidade de Santa Helena com enfoque histórico-cultural, trazendo as características geográficas, processo de fundação, população, religião, educação e presença afro-brasileira no município. A intenção do terceiro capítulo é analisar o livro didático utilizado no Centro de Ensino Fundamental Maria Tereza Carvalho Weba, e construir uma análise dos conteúdos de História no livro 7° ano do aluno e no manual do professor. Por fim, o quarto e último capítulo é o produto educacional pensado para que se torne um aporte teórico e prático dentro da educação. Espera-se que esse livro possa ser uma valiosa fonte de informação sobre as culturas e identidades afro-brasileiras na Baixada Maranhense.