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O CINEMA AFRICANO VAI À ESCOLA: Memórias, Audiovisual e Ensino de História da África Contemporânea.
Ensino de História; cinemas africanos; audiovisuais.
Desde a década de 1960, tem se desenvolvido uma produção cinematográfica própria no continente africano, fortemente caracterizada pela sua vinculação com as memórias, histórias e tradições da África do passado e do presente. Mais recentemente, no início do século XX, os recursos audiovisuais despertaram especial interesse nos historiadores como elemento de representação historiográfica, contribuindo inclusive com a promoção de um Ensino de História crítico e para a produção de materiais didáticos. Este trabalho propõe problematizar o cinema africano como um lócus do conhecimento sobre África, através da produção de um conjunto de vídeos educativos sobre esses cinemas e as principais temáticas que eles abordam. Para esse fim, a pesquisa dialoga com o campo da Educação Histórica (BARCA, 2001; SCHMIDT, 2009; GERMINARI; 2011), buscando entender a literacia histórica (LEE, 2006; 2008; 2016) e a utilização crítica e contextualizada de filmes e vídeos nas aulas de História, com vistas ao desenvolvimento da consciência histórica (RUSEN, 2001). De igual maneira, propomos um mergulho analítico no campo dos cinemas africanos, tomando-o como uma fonte decolonial de estudos sobre África, uma vez que reconhece a produção do conhecimento a partir do Sul Global (SANTOS, 2010) e contribui com a descolonização do currículo eurocêntrico, das telas por meio das quais se assistem filmes que privilegiaram historicamente
produções hollywoodianas, e das mentes marcadas pela lógica colonial (MENESES, 2018).