Telefone/Ramal: | Não informado |
A CARTOGRAFIA CRÍTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: uma Perspectiva Pedagógica para a Sala de Aula – Utilizando Mapas da Guerra contra o Paraguai (1864-1870) nos Livros Didáticos.
Produto Educacional: ROTEIRO PARA USO DE MAPA EM SALA DE AULA: o Mato Grosso como palco do conflito da Guerra contra o Paraguai (1864-1870).
Ensino de História; Historiografia; Cartografia; Livros Didáticos.
Esta dissertação-produto aborda o ensino de História a partir da perspectiva da Cartografia Crítica, mapografia pensada como texto visual passível de leitura e que, portanto, carrega em si um discurso. Assim, compreende os mapas para além das informações espaciais, extraindo deles informações políticas, sociais e econômicas. Para tanto, toma como fio condutor a Guerra contra o Paraguai (1864-1870), com especial atenção à região de Mato Grosso, em diálogo com as questões que orientam o ensino de História e o debate historiográfico sobre o tema, aproximando-os. Por fim, apresenta um produto pedagógico como resultado da análise empreendida, em forma de roteiro de leitura de mapas históricos sobre a Guerra contra o Paraguai.