Telefone/Ramal: | Não informado |
A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NOS ROMANCES AUTOBIOGRÁFICOS: reflexões e propostas de abordagens de textos literários nas aulas de História.
Produto Educacional: GUIA PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA: Literatura como ferramenta para o Ensino de História.
Ensino de História. História e Literatura. Ditadura Civil-Militar brasileira. Luta Armada. Representação e Resistência Cultural.
Este trabalho apresenta a escrita parcial da dissertação que analisa o uso da literatura como fonte histórica e sua abordagem nas aulas de História na Educação Básica. As obras literárias Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós e O que é isso, companheiro? (1979), de Fernando Gabeira constituem os objetos de investigação do presente estudo. A partir delas procuramos explorar os processos de resistência política e cultural, no período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Os capítulos aqui apresentados versam sobre dois aspectos fundamentais da pesquisa: o primeiro da discussão sobre a relação entre História e Literatura e suas contribuições para a construção de saberes históricos na Educação Básica. Já o segundo discute como os romances autobiográficos em questão contribuíram para a construção de uma memória coletiva, colocando os textos literários como produtos culturais que tem raízes no social (SEVCENKO, 1999).