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O MUSEU ESCOLA MEMORIAL DA BALAIADA E O ENSINO DE HISTÓRIA: identidades, História local e formação de consciências históricas em Caxias/MA.
Produto Educacional: CARTILHA PEDAGÓGICA – Histórias da Princesa do Sertão.
Ensino de História; Cartilha; Museu; Escola; Consciências históricas.
O presente trabalho tem como objetivo principal a produção de uma cartilha didático pedagógica resultante da problematização dos limites e potencialidades da construção de narrativas históricas para formação de consciências e identidades, tendo como espaço empírico de observação as experiências práticas e elos possíveis entre instituições museais e a produção do conhecimento histórico local na cidade de Caxias, Maranhão. Assim, ao explorar a história, as experiências práticas, os projetos executados e as avaliações subjetivas de atores institucionais do Museu Memorial Balaiada e da Unidade Integrada Luís Falcão, pretendemos criar as bases para a proposição de alternativas didático-pedagógicas críticas, para professores de História do Ensino Fundamental das séries finais (8º e 9º anos) que dêem ressonância, diversifiquem e/ou renovem as percepções e ações concernentes ao papel do saber histórico e seu lugar social na contemporaneidade. As principais bases teóricas do trabalho estão assentadas sobre a discussão recente sobre a produção do conhecimento histórico e seu papel para a formação de identidades, narrativas e memórias sociais. Para tanto, a pesquisa recorre a estratégias metodológicas variadas, tais como: análise de documentos institucionais, descrição etnográfica, exploração de projetos e ações e a realização de entrevistas com atores institucionais pertencentes ao universo em pauta. Ao longo da pesquisa da dissertação, temos compreendido que a reflexão sobre os modos de representação pública das identidades e memórias sociais, produzidas por diversas instituições, constitui o modo mais eficaz para problematização de experiências, reforço ou redefinição das estratégias didáticas implementadas e produção de novos modelos pedagógicos que recolocam o lugar do historiador e da importância da formação de consciências históricas críticas mundo contemporâneo.