Telefone/Ramal: | Não informado |
O NEOLIBERALISMO NA CULTURA ESCOLAR: aproximação dos saberes acadêmico e escolar por meio do paradidático Conhecendo o neoliberalismo.
Produto Educacional: CONHECENDO O NEOLIBERALISMO.
Ensino de História, Neoliberalismo, Governo Roseana Sarney e Livro Didático.
A partir da década de 1970 o neoliberalismo, passou a se constituir em eixo condutor da ação governamental. Primeiro no Chile, depois nos países centrais do capitalismo, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. No Brasil, os governos de Fernando Collor e de Fernando Henrique Cardoso são considerados momentos em que a agenda neoliberal se consolida como eixo da atuação governamental. No Maranhão, coube a Roseana Sarney a implementação de medidas que materializam a agenda construída no “Consenso de Washington”. Este trabalho propõe-se a analisar, em um primeiro momento, a trajetória histórica do neoliberalismo, percorrendo os casos paradigmáticos em que a defesa dos pressupostos neoliberais, como a redução dos gastos públicos, as privatizações e a precarização social, transformam-se em objetivos inquestionáveis da agenda governamental. Após este momento inicial, em que um espaço importante foi destinado à análise do governo de Roseana Sarney (1995-1998), em diálogo com a historiografia e com questões centrais do ensino de História, como os possíveis usos do Livro Didático, será analisado o livro didático, o mais adotado nas escolas da Rede Básica de Educação do Maranhão, com vistas ao entendimento de como as questões presentes nas análises sobre o neoliberalismo são contempladas pelo livro didático e, assim, mapear como o neoliberalismo é trabalhado nas aulas de história. Por fim, recorrendo à historiografia e aos jornais maranhenses O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno, será construído um paradidático voltado para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, intitulado XXXX, com o objetivo de aproximar o saber acadêmico e o saber escolar, além de incorporar às aulas de História fontes documentais, como a imprensa, capazes de potencializar o ensino de um tema tão central, como o neoliberalismo.